3 erros comuns do planejamento orçamentário

por | 20/10/2022 | 0 Comentários

Cometer erros durante o planejamento orçamentário pode impactar e prejudicar os resultados da companhia. Tendo isso em vista, as empresas têm buscado, cada vez mais, dar atenção ao orçamento empresarial, melhorando o desempenho financeiro ao passo que promove economia e aumento da lucratividade.

Mas afinal, o que é o planejamento orçamentário?

Trata-se de uma ferramenta de gestão que tem por objetivo analisar o comportamento da empresa em um determinado período para que, baseado nos resultados reais obtidos, possa se pensar nas ações futuras. A partir dele, é possível planejar e controlar todos os gastos, as receitas e os investimentos por período.

Porém, como tudo na vida, esse planejamento está sujeito a erros, que devem ser mitigados para que as ações tomadas sejam certeiras e benéficas para o negócio.

Para que esses problemas deixem de acontecer, é preciso conhecer os erros mais comuns que podem comprometer os resultados da empresa, além de saber, também, como evitá-los. Abaixo, apresentamos três desses erros para que você se atente quando for realizar o seu orçamento.

1) Não pense apenas no fluxo de caixa

O primeiro e principal erro é realizar o planejamento orçamentário pensando apenas no fluxo de caixa. Planejamento é, além de caixa, competência: é saber o momento em que está tendo uma despesa ou um custo e considerar essa informação na mesma hora em que foi realizada, não apenas no momento do pagamento.

Isso porque existe uma diferença evidente entre fluxo de caixa e contabilidade, e, muitas vezes, durante o planejamento orçamentário, o responsável pela tarefa acaba visando mais o fluxo de caixa e deixando de olhar para a contabilidade, que é onde vai ser apurado, de fato, o lucro da empresa.

2) Se basear apenas nas informações do sistema

O segundo erro comum é tomar como base somente as informações do sistema e não dar atenção para a operação, para o negócio em si. Não se deve confiar fielmente nos dados do sistema sem fazer uma validação de consistência de informações e sem avaliar mercado.

Em casos de informações e números errados, pode acontecer uma distorção prejudicial no planejamento orçamentário e consequentemente na vida útil da sua empresa.

3) Não ter cuidado com o custeio

Por fim, outro erro comum é não tomar cuidado com o custeio de um produto ou serviço. Ao realizar a precificação, é preciso ter em vista, além do custo do produto ou do serviço oferecido, todos os demais gastos necessários para disponibilizar o produto à venda ou para executar determinado serviço.

Tendo essa atenção necessária, garante-se que a empresa não comercializará um produto ou um serviço com um valor inferior ou superior ao indicado, proporcionando vendas corretas e lucro ao negócio.

Está precisando de ajuda com o planejamento orçamentário? Entre em contato!

Acompanhe também nossas páginas nas redes sociais (@rarobertaazarias) e site (https://robertaazarias.com.br/blog/) para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

Aprenda mais sobre este tópico

Publicações Relacionadas

Junte-se à conversa

Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Junte-se à nossa lista

//
× Como posso te ajudar?