3 Pilares da lucratividade

por | 19/12/2022 | 0 Comentários

Sendo um empreendedor, é fato que você compreende que todas as empresas, independente do setor ou porte, buscam por sucesso e lucro, certo? Tendo isso em vista, é preciso estar atento a três importantes pilares que irão fazer com que esses objetivos sejam alcançados.

1- Processos

O primeiro, e principal, ponto que todas as empresas devem observar é se todas as atividades operacionais estão refletidas no sistema, e se o sistema está gerando  informações de acordo com a operação.

Todas as atividades realizadas na empresa fazem parte de um processo, cada  processo possui controles,  e são esses controles que demandam atenção para garantir a exatidão e segurança dos números e elementos base para decisões sem falhas ou erros.

Por exemplo, se uma compra é realizada, é preciso que se tenha um controle no sistema para saber se o pedido está de acordo com a nota fiscal. Se houver erros durante esse processo, haverá problemas no resultado da empresa.

Este artigo irá te ajudar a avaliar um pouco mais essa questão:
https://robertaazarias.com.br/seu-operacional-interfere-na-lucratividade/

2- Gestão de Custos

Em relação aos custos, a partir do momento em que se tem todas as atividades mapeadas e confrontadas com a realidade do negócio, é possível ter a certeza de que todos os gastos necessários para comprar um produto e disponibilizar para venda estão compostos no cálculo de custeio.

É interessante que a empresa se pergunte: tudo o que foi gasto em determinado produto para disponibilizá-lo à venda foi considerado como custo desse item? Se sim, o cálculo estará correto e a empresa terá a certeza de que cobrirá todos os gastos realizados com margem de lucro; se não, é preciso avaliar a gestão de custos para não gerar prejuízos.

No meu canal do youtube tem esse vídeo para ensinar a como identificar os custos fixos e variáveis: https://www.youtube.com/watch?v=q6kZzqCMhkY

3- Precificação

Pense quanto você deseja lucrar com os processos da sua empresa e se baseie nisso.

As empresas precisam planejar uma margem entre o custo e o preço dos produtos ou serviços comercializados, essa diferença é a margem projetada. Aqui, é preciso avaliar se essa margem projetada é exatamente o que está sendo alcançado no resultado contábil de cada mês.

É fundamental que os três pilares citados acima sejam realizados de forma correta e em conjunto e seguidos à risca, afinal, se houver falhas em algum ponto dessas etapas, será impossível alcançar os resultados desejados.

Se você deseja saber mais sobre como vincular cada uma dessas etapas dentro do seu negócio, baixe agora mesmo o nosso ebook. Lá, você encontrará o passo a passo dessa execução para conseguir aplicar as técnicas básicas em sua rotina de trabalho. Se deseja se aprofundar nas técnicas, entre em contato com uma especialista.

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Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

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