Sendo um empreendedor, é fato que você compreende que todas as empresas, independente do setor ou porte, buscam por sucesso e lucro, certo? Tendo isso em vista, é preciso estar atento a três importantes pilares que irão fazer com que esses objetivos sejam alcançados.
1- Processos
O primeiro, e principal, ponto que todas as empresas devem observar é se todas as atividades operacionais estão refletidas no sistema, e se o sistema está gerando informações de acordo com a operação.
Todas as atividades realizadas na empresa fazem parte de um processo, cada processo possui controles, e são esses controles que demandam atenção para garantir a exatidão e segurança dos números e elementos base para decisões sem falhas ou erros.
Por exemplo, se uma compra é realizada, é preciso que se tenha um controle no sistema para saber se o pedido está de acordo com a nota fiscal. Se houver erros durante esse processo, haverá problemas no resultado da empresa.
Este artigo irá te ajudar a avaliar um pouco mais essa questão:
https://robertaazarias.com.br/seu-operacional-interfere-na-lucratividade/
2- Gestão de Custos
Em relação aos custos, a partir do momento em que se tem todas as atividades mapeadas e confrontadas com a realidade do negócio, é possível ter a certeza de que todos os gastos necessários para comprar um produto e disponibilizar para venda estão compostos no cálculo de custeio.
É interessante que a empresa se pergunte: tudo o que foi gasto em determinado produto para disponibilizá-lo à venda foi considerado como custo desse item? Se sim, o cálculo estará correto e a empresa terá a certeza de que cobrirá todos os gastos realizados com margem de lucro; se não, é preciso avaliar a gestão de custos para não gerar prejuízos.
No meu canal do youtube tem esse vídeo para ensinar a como identificar os custos fixos e variáveis: https://www.youtube.com/watch?v=q6kZzqCMhkY
3- Precificação
Pense quanto você deseja lucrar com os processos da sua empresa e se baseie nisso.
As empresas precisam planejar uma margem entre o custo e o preço dos produtos ou serviços comercializados, essa diferença é a margem projetada. Aqui, é preciso avaliar se essa margem projetada é exatamente o que está sendo alcançado no resultado contábil de cada mês.
É fundamental que os três pilares citados acima sejam realizados de forma correta e em conjunto e seguidos à risca, afinal, se houver falhas em algum ponto dessas etapas, será impossível alcançar os resultados desejados.
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