A precificação é uma das mais importantes ferramentas do marketing, afinal, ao acertar no preço do seu produto ou serviço, torna-se possível consolidar sua marca ao passo que as vendas aumentam, e, consequentemente, o lucro também.
Em razão da competitividade do cenário de mercado atual, é fundamental que a precificação seja realizada de forma correta e inteligente, evitando erros relacionados a mitos, que podem atrapalhar a sua estratégia e fazer com que a sua empresa sofra prejuízos.
A seguir, apresentaremos 6 mitos da precificação que você precisa se atentar:
- Acreditar apenas no Markup
- Mix de vendas é ruim
- Olhar apenas para a concorrência
- Não se importar com o levantamento correto de custos
- Não olhar para as negociações de venda
- Não definir um propósito
1. Acreditar apenas no Markup
O principal mito que muitas pessoas acreditam é focar apenas no Markup e achar que está praticando um preço que irá suprir todos os gastos e gerar lucro.
Markup é um termo que indica em quantas vezes o preço do produto está maior do que o seu custo de produção e distribuição. Mas para que a precificação seja realizada de forma correta, é necessário entender e saber tudo que a sua empresa necessita para manter a operação.
2. Mix de vendas é ruim
Mais um mito! É interessante que você categorize seus produtos pensando em uma estratégia de venda, ou seja, pense em fazer uma venda com um mix de produtos e precifique baseado nesse mix.
Um produto pode ser vendido e o mesmo pode atrair mais de uma mercadoria que faça alguma conexão com a anterior, então, torna-se possível precificar um dos produtos com uma margem menor e outro com uma margem maior, para que o cliente seja induzido a compra conjunta.
3. Olhar apenas para a concorrência
Não foque apenas nos preços da concorrência para melhorar (aumentar ou diminuir) os seus preços. Tenha em vista os seus próprios gastos e necessidades de investimento para realizar uma precificação eficaz.
4. Não se importar com o levantamento correto de custos
É fundamental que você tenha na ponta do lápis todos os custos que possui para, assim, conseguir precificar corretamente um produto ou serviço. Para isso, se atente aos cálculos e não deixe nenhum valor de fora na hora do levantamento de custos.
5. Não olhar para as negociações de venda
Além de saber o prazo de pagamento, é preciso ter em mente qual o melhor momento para vender, se existe uma sazonalidade no seu negócio e quais são os melhores produtos para vender de acordo com essa sazonalidade.
É importante ficar atento às tendências de mercado e a questões externas (como previsão do tempo, por exemplo) para que se tenha e se aplique uma boa estratégia de pricing.
6. Não definir um propósito
Por fim, outro mito que deve ser desmentido é que as empresas não precisam definir um propósito. É importante saber onde a empresa quer chegar, como ela quer ser reconhecida, quanto será necessário ganhar em demanda e mais, e, assim, é possível afinar a sua precificação para que alcance esse propósito.
Se interessou pelo conteúdo e quer saber mais? Entre em contato! https://robertaazarias.com.br/contato/
0 comentários