Lembra que te contei do cliente que estava tendo prejuízos por não ter mapeado seus processos? Você pode conferir neste artigo aqui, porém é válido ressaltar que com a implementação e um planejamento estratégico de curto e longo prazo, foi possível reverter a situação, fazendo com que a companhia pudesse alcançar grandes resultados e reverter o prejuízo e tem muita relação com a lucratividade.
O trabalho é contínuo quando falamos da gestão empresarial e a minha consultoria vai muito além da entrega de um projeto com resultados efetivos. Eu busco ensinar todo o processo para os meus clientes, gosto de capacitá-los para que os trabalhos que realizo não sejam em vão. Como para esse cliente que contei para você, ele optou por permanecer com minha assessoria, mesmo depois que implantei todo o processo de controles internos e gestão de custo.
Mensalmente eu realizo a validação dos números contábeis e a manutenção dos controles implementados, além de acompanhar de perto toda a execução do inventário físico de estoques.
Nesse último ano, implementamos o controle físico de produtos, padronizamos as etiquetas de produtos, endereçamos os estoques e estamos caminhando com as melhorias no cadastro de produtos, tudo para termos continuidade no crescimento do lucro da Cia, que dobrou o faturamento em menos de três anos.
Mas estou te falando tudo isso, porque é fundamental ter constância nos processos e na gestão de uma empresa. E vejo muitas empresas com alto faturamento, no entanto, continuam fechando no vermelho e isso só comprova que elas não estão alcançando a lucratividade por fatores internos e externos, como por exemplo: erros operacionais, ausência de processos, falta de conhecimento dos riscos externos que afetam o negócio e por falta de um acompanhamento assíduo na gestão empresarial como um todo.
A empresa, mesmo com os desafios que o mercado apresenta, tem hoje um planejamento estratégico que foi revisto a tempo e isso abriu possibilidades para manter e ainda aumentar o lucro e a rentabilidade na companhia.
E você gestor de um negócio, me responda: você sabe medir o lucro da sua empresa? E sabe exatamente qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade em uma organização?
O que é lucratividade?
A lucratividade é um indicador que mostra o quanto um negócio ganhou em relação a tudo o que recebeu, a sua margem de lucro líquida.
Essa é a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual, ou seja, os ganhos da empresa comparados ao seu faturamento. Com isso, o lucro líquido é o valor que sobra de fato após deduzir todas as despesas, impostos e demais custos do negócio.
Então, a lucratividade é uma medida percentual que revela o resultado operacional da empresa. Se ela consegue cobrir os custos e ainda gerar um bom percentual de lucro com as vendas.
E a rentabilidade, o que é?
A rentabilidade é um indicador ligado a um investimento inicial, que mostra quanto de retorno ele é capaz de proporcionar para o negócio.
É possível mensurar o quanto a empresa rendeu a partir do investimento inicial realizado para abrir o negócio, ou qualquer outro tipo de investimento em ativos e projetos que foram realizados.
A rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pela empresa.
Saiba como calcular o índice de lucratividade
Esse indicador de lucratividade é o resultado do lucro líquido e a receita total de um determinado período na empresa.
A fórmula é a seguinte:
(lucro líquido anual/receita total do ano) x 100
Para o cálculo, é preciso ter o faturamento da companhia, os custos operacionais e fiscais para chegar no resultado.
Exemplo prático da lucratividade
Imagine uma empresa do ramo de móveis corporativos que vende cadeiras para escritório, sendo que cada uma tem o valor de R$1.500.
No último ano, ela vendeu 900 unidades, e teve um faturamento de R$1.350.000,00 (1.500 x 900)
Nesse mesmo período, a empresa teve R$500 mil de custos operacionais, e um lucro bruto de R$850 mil.
Vamos calcular o lucro líquido que a empresa teve e para isso é preciso considerar o custo fiscal de R$220 mil, com isso diminuindo todos os tributos, o lucro líquido é de R$630 mil.
Para o indicador de lucratividade temos:
630.000/1.350.000 x 100 = 46,6 %
Mas como saber se esse é um bom indicador? Continue nesse artigo aqui.
Analisando o indicador de lucratividade
No exemplo que eu trouxe acima, você precisa analisar as seguintes informações:
Se o índice de lucratividade é maior que 1, o resultado é positivo, e mostra que o retorno é superior ao que foi envolvido na produção.
Se for igual a 1, o valor indica que a empresa, projeto ou ainda setor não está trazendo lucro, como também não oferece prejuízo.
Se o cálculo for menor que 1, é um alerta porque mostra prejuízos caso a empresa continue vendendo o produto com esses valores.
Sua empresa está gerando o lucro esperado?
Apenas calcular a lucratividade não é suficiente para a segurança financeira da organização. Muitos outros pontos estão envolvidos que precisam ser considerados em toda a gestão do negócio.
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