Realizar a gestão de um negócio, independente do segmento ou porte, não é uma tarefa simples, tendo em vista que existem diversas pessoas a serem gerenciadas e diversas tarefas a serem feitas em uma rotina de trabalho.
Como solução para esse dilema e dia a dia acelerado, as empresas passaram a adotar sistemas de gestão, buscando automatizar processos, otimizar tempo e melhorar resultados para que o negócio se destaque no mercado e tenha o sucesso e o lucro desejado.
O que é um sistema de gestão?
Em resumo, um sistema de gestão é uma ferramenta que automatiza o gerenciamento de tarefas dentro de uma empresa. Ou seja, é um software que ajuda a organizar as atividades do dia a dia, automatizando tarefas e otimizando o tempo que antes seria gasto para realizar os mesmos trabalhos de forma manual.
Sendo assim, ao utilizar um sistema de gestão, a empresa passa a ser mais competitiva no mercado, já que consegue tomar decisões mais assertivas e criar estratégias mais adequadas.
Porém, devemos confiar 100% nesses sistemas?
Não, não devemos. O avanço das tecnologias permite com que as empresas se mantenham competitivas e atualizadas no mercado, porém, falhas estão sujeitas a acontecer, nos pressionando a estarmos sempre atentos para evitar ao máximo que erros aconteçam, permitindo tirar o melhor de todas as novas ferramentas que surgem com o passar dos anos.
Acreditar fielmente em um sistema, de que tudo ali está parametrizado de acordo com a realidade da operação é um erro. Em casos de alteração em algum ponto da operação ou na legislação, por exemplo, que não são ajustados no sistema, geram números errados, atrapalhando a precificação e criação de estratégias.
Se voltando ao custeio de produtos ou serviço: ao parametrizar o custo para fazer a média ponderada (cálculo que representa a atualização do custo do produto ou serviço a cada entrada de compra ou produção), pode acontecer do sistema não seguir o cálculo por conta de algum erro operacional e, ao confiar no sistema e deixar de confirmar se tudo ali está correto, pode haver erros e, consequentemente, um problema com auditoria ou órgão regulador.
Dados e resultados errados influenciam negativamente na tomada de decisões, o que pode levar um negócio a falência. Então, aposte sim em sistemas de gestão, porém, esteja sempre atento a parametrização do mesmo, realizando revisões contínuas desses parâmetros para que se possa trabalhar de forma estratégica e alcançar a lucratividade desejada.
Precisa de ajuda para escolher um bom sistema de gestão e colocá-lo em prática em sua empresa? Entre em contato que posso te auxiliar!
Acompanhe também nossas páginas nas redes sociais e site para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.
0 comentários