Independente do segmento ou área de atuação, empresas que possuem estoques precisam realizar um controle contínuo e eficaz do mesmo, garantindo, assim, a continuidade e sucesso do negócio.
A tecnologia tem evoluído cada vez mais com o passar dos anos e se tornou uma grande aliada das empresas no controle de estoque, tendo em vista que, hoje, existem sistemas de gerenciamento que armazenam e organizam informações, facilitando o dia a dia de trabalho do estabelecimento e permitindo, também, com que haja tomadas de decisões estratégicas que beneficiem a empresa.
Porém, apesar da facilidade que a tecnologia dispõe atualmente, ainda existem desafios a serem superados para que aconteça um controle de estoque eficaz.
É preciso acompanhar de perto o estoque
Ao contar o estoque e realizar uma comparação com o sistema de gestão, teoricamente, é preciso que ambas as informações estejam de acordo se todos os processos estão desenhados e funcionando 100%. Porém, observamos um problema recorrente nesse momento de realizar o inventário físico (que nada mais é do que a contagem de estoque).
Hoje em dia, muitas empresas possuem problemas operacionais, e, consequentemente, problemas de processo. Se esse estoque físico não está de acordo com o que consta no sistema, é realizado um ajuste, chamado de ajuste de inventário; algumas vezes, esse ajuste pode ser para mais, para aumentar o estoque, e outras vezes para menos, se houver uma quantidade menor de produtos no físico.
Quando se fala de estoque, é preciso observar todos os ajustes de forma segregada, por produto, para visualizar o real impacto daquilo para o negócio. Muitas empresas não se atentam a isso e não vão em busca de solucionar o problema, que acaba se tornando contínuo, deixando de descobrir se há desvios, furtos ou, simplesmente, erros de sistema.
Se essas perdas não forem controladas, não há maneira de garantir que o estoque está correto, levando a empresa a estar em constante risco de ter perdas financeiras, investimento de capital maior do que o necessário (gerando estoque parado) ou falta de produtos.
Tendo tudo o que foi dito acima em vista, fica cada vez mais visível a importância de estar a par de tudo o que acontece na empresa, mesmo que nos mínimos detalhes. Acompanhar todos os ajustes permite com que a sua empresa tenha mais segurança, crescendo e prosperando.
Se a sua empresa passa por esses problemas, busque auxílio de um profissional capacitado para corrigi-los; assim, o processo se torna mais simples e certeiro, evitando um possível retrabalho.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato (https://robertaazarias.com.br/contato/) que posso te ajudar!
0 comentários