O sucesso de uma empresa pode ser medido por uma boa reputação e, principalmente, pela saúde financeira da mesma. Entender sobre gestão de custos, markup, margem de contribuição e margem de lucro é essencial para saber precificar corretamente os produtos e serviços comercializados no negócio, garantindo resultados positivos mês a mês.
Os termos markup, margem de contribuição e margem de lucro costumam gerar confusão por parecerem ser termos diferentes para uma mesma ideia, porém, são conceitos diferentes e é preciso entender cada um deles.
São indicadores diferentes
A margem de contribuição é a margem aplicada na precificação utilizando valores relacionados à venda, como valor de compra, tributação e taxas de venda. Já o markup é um cálculo matemático que considera todos os elementos que afetam a precificação, utilizado para tornar o processo de definir preço mais intuitivo.
Em outras palavras: a margem de contribuição é baseada no preço de venda e o markup é baseado no preço de custo.
Por fim, a margem de lucro é aquela margem que o empreendedor deseja ter de retorno com a venda de uma determinada mercadoria ou serviço.
Os três conceitos são diferentes, porém, se complementam e precisam ser pensados em conjunto.
Não se deve apoiar em um único indicador
Tendo em vista que os três conceitos se complementam, não há como escolher apenas um indicador para adotar durante a precificação dos produtos ou serviços na sua empresa, é preciso considerar os três na hora de precificar.
Realizar a precificação vai muito além de um simples cálculo matemático, e, além dos indicadores citados acima, é preciso, também, avaliar informações externas relacionadas a economia, política, o que o empreendedor tem como propósito para a empresa e muito mais.
Dessa forma, será possível colocar preços justos e corretos nas suas mercadorias, evitando perda de dinheiro e resultados financeiros negativos ao fim dos meses.
Adote uma estratégia de lucratividade
Tenha sempre em mente que a sua empresa é única, então, sua precificação não será igual a de mais ninguém. Mesmo empresas que sejam semelhantes, de um mesmo segmento, mesmo porte e com a mesma quantidade de funcionários, por exemplo, não devem aplicar os mesmos cálculos, a mesma planilha, pois cada negócio tem um propósito e uma meta que deseja alcançar.
Sendo assim, é essencial ter uma estratégia para garantir a lucratividade, precificando de forma correta, seguindo um planejamento e tendo todos os custos na ponta do lápis.
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