Analisando os números de 2022

por | 05/12/2022 | 0 Comentários

Dezembro chegou, e, ao entrar no último mês do ano, vem a prudência de analisar todas as ocorrências deste ano para planejar os próximos passos do negócio, organizando números, metas e objetivos para que 2023 seja promissor, produtivo e lucrativo.

Há muitas expectativas para o ano de 2023 e o desejo de crescimento e aumento da lucratividade para os negócios após momentos desafiadores que todos passamos durante a pandemia que paralisou o mundo mas não paralisou a vontade de quem move o mercado.

Mas para que esse desejo seja atendido é preciso planejar analisando dados de forma minuciosa, dados esses internos e externos para que o planejamento de 2023 seja assertivo!

Quais dados são importantes analisar

Para fazer um planejamento adequado para o próximo ano, é importante avaliar todos os gastos da empresa, tanto os fixos quanto os variáveis.

Em relação aos gastos variáveis, em caso de terem sido orçados, é preciso verificar se eles ultrapassaram o budget planejado do ano anterior (2022), e, se sim, entender o que aconteceu de esporádico na empresa para, assim, estudar a possibilidade de mudança e de realizar algum tipo de ajuste para reduzir custos.

Quanto aos gastos fixos, é preciso implementar a atualização monetária, ter em vista a inflação e demais aspectos econômicos.

Além disso, também é preciso analisar o faturamento, entender as vendas, apontar o que pode melhorar em questão de aumento de vendas, e, principalmente, olhar para os preços. É importantíssimo observar como estão sendo calculados os preços dos produtos ou serviços comercializados, e, para 2023, é fundamental considerar as metas e propósito da empresa em conjunto com o cenário econômico para a projeção ser alcançada.

O que precisa ser analisado em detalhes

Em resumo, tudo o que foi dito acima. Não há um ponto que deva ser analisado em detalhe e outro que não exija tamanha atenção. É essencial ter cuidado aos gastos – fixos e variáveis – e ao faturamento, já que esses pontos são os que vão gerar o resultado da empresa.

Analise todos os números com cautela e não pense que os gastos fixos não podem ser alterados; pense em uma forma de redução, por exemplo, por meio de negociações com fornecedores. Entenda afundo, também, porque os gastos variáveis acontecem e se há alguma forma de evitá-los ou reduzi-los.

Outra dica importante: revise sempre a sua tabela de preços, não apenas anualmente; assim, você não perde nenhuma oportunidade de venda, sem esquecer de passar a inflação para o preço, para que a empresa não saia no vermelho ou, até mesmo, fique com margem negativa com a venda de produtos ou serviços.

O que acha de uma consultoria estratégica para alavancar os resultados da sua empresa em 2023? Posso te auxiliar. Entre em contato para saber mais sem compromisso!

Acompanhe, também, nossas páginas nas redes sociais (@rarobertaazarias) e nosso blog (https://robertaazarias.com.br/blog/) para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

Aprenda mais sobre este tópico

Publicações Relacionadas

Junte-se à conversa

Deixe um comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Junte-se à nossa lista

//
× Como posso te ajudar?