Muitas empresas têm dúvidas de como precificar corretamente seus produtos ou serviços e a grande maioria calcula o preço de venda considerando apenas os custos e as cargas tributárias e é aqui que entra a estratégia de preço.
Elas tomam decisões errôneas por não saberem calcular a precificação correta dos seus produtos ou serviços, impactando negativamente na saúde financeira do negócio, e consequentemente no lucro, satisfação dos clientes e competitividade no mercado.
Na sua empresa, a tabela de preços está correta? Continue nesse artigo para aprender técnicas infalíveis para calcular preços com estratégia.
Estratégia de preço
A estratégia de preço consiste em definir os preços dos produtos e serviços oferecidos pela empresa e que serão pagos pelos consumidores, levando em consideração aspectos internos e externos do negócio, conforme muitos estudos já comprovaram.
Existe diferença entre preço e valor?
Por mais que possam ser parecidos, não são a mesma coisa.
O preço é o que o consumidor paga por um produto ou serviço, e para chegar nele é preciso considerar os gastos de produção e adicionar margem de lucro, como outros indicadores.
Já o valor é algo mais complexo. Ele é a percepção do público, que está disposto a pagar pelo que a sua empresa oferece.
Estratégia de preço: como definir?
A percepção do consumidor com relação ao seu produto é fundamental para desenvolver a estratégia de preço e para isso é preciso considerar esses 5 fatores:
- Company objectives (objetivos da empresa): a estratégia de preço deve ser criada de acordo com os objetivos do negócio. Se o plano é aumentar as vendas ou dificultar a entrada de novos concorrentes, por exemplo, uma boa ideia é reduzir o preço.
- Customers (consumidores): é necessário levar em consideração também a disposição do seu público em pagar pelo preço definido.
- Costs (custos): a estratégia de preço não deve ser baseada somente nos custos, mas nem por isso eles deixam de ser importantes. É preciso ter em conta os gastos fixos e a margem de contribuição (ou seja, o ganho obtido a cada unidade vendida).
- Competition (concorrência): a concorrência do seu mercado de atuação também afeta os preços dos seus produtos ou serviços, afinal, as pessoas fazem comparações antes de adquirir algo. É importante conhecer seus diferenciais, já que levar em conta somente o preço dos concorrentes pode ser difícil para empresas pequenas que competem com grandes negócios.
- Channel members (cadeia de valor): a cadeia de valor consiste nas atividades desempenhadas pela empresa desde os fornecedores até a distribuição final. Isso pode incluir diversas empresas. Fazer um bom gerenciamento desta cadeia pode ajudar a potencializar os seus lucros.
Tipos de estratégia de preço
Existem diversas estratégias que são utilizadas no mercado para a precificação, a escolha ideal é aquela que conforme o tipo de solução oferecida, as metas e o mercado de atuação, sua empresa tenha resultados efetivos.
1. Skimming de mercado
Nessa estratégia, o produto ou serviço é colocado um preço acima da média do mercado, sendo muito usado no setor de tecnologia e de eletrônicos.
Lembrando que essa estratégia de preço só é viável para produtos e serviços com valor já reconhecido pelo público, que, por conta disso, aceita pagar mais caro.
2. Valor percebido
O preço é baseado em características tangíveis, como os benefícios que a oferta leva para o cliente.
Para precificar é preciso fazer pesquisas de mercado, para ter informações importantes dos consumidores como também dos concorrentes.
3. Preço baseado em concorrência
Essa estratégia é uma ótima opção para negócios em um mercado bastante disputado, e é baseada nos concorrentes para chegar no preço final.
4. Preço de entrada de mercado
Ela consiste em definir preços baixos para apresentar um novo produto ou serviço aos consumidores e tem como objetivo principal impulsionar as vendas para lucrar com o mercado.
Técnicas para precificar com estratégia
Despesas
Faça um levantamento de todos os custos e despesas que a sua empresa têm, como matéria-prima, gastos com aluguel, colaboradores, impostos entre outros.
Margem de Lucro
Ela é uma medida de rentabilidade que é acrescentada aos custos totais do seu produto. A margem de lucro interfere no preço de venda e no lucro do seu negócio.
Mercado
Entenda as necessidades do mercado, seus concorrentes e obtenha informações preciosas para ficar próximo no contexto mercadológico, conforme o produto ou serviço ofertado.
Markup
Para esse cálculo, é preciso saber as despesas fixas, variáveis, margem de lucro e custo de produção para aplicar na fórmula:
Markup = 100/100 – (DF+DV+ML) e Preço de venda = CP x Markup
Margem de contribuição
É preciso aqui calcular a produtividade da sua empresa e dos funcionários, com a margem de contribuição, que é um indicador do preço, como também de vendas para chegar ao ponto de equilíbrio.
É possível garantir bons resultados com uma estratégia de preços?
A precificação deve trazer retorno positivo para a empresa, garantir competitividade ao negócio e a satisfação do cliente.
E a estratégia de preço ideal é aquela que considera aspectos intangíveis e todos os tangíveis para garantir lucro e sustentabilidade.
Para que sua empresa possa reavaliar os preços de maneira completa e competitiva, entre em contato para saber como posso ajudar.
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