gestão de custos

Gestão de custos: 7 dicas para realizar na sua empresa

por | 24/01/2022 | 2 Comentários

A gestão de custos é o gerenciamento inteligente de todos os gastos incorridos no negócio e que devem ser inseridos na base de cálculo de preço do seu produto ou serviço de forma adequada, seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.

Com uma gestão de custos adequada é possível identificar oportunidades de investimento, redução de gastos, como também aumento da margem de lucro e segurança no desempenho do negócio.

E a ausência do cálculo de custeio de modo apropriado faz com que uma empresa precifique seus produtos e ou serviços incorretamente, prejudicando o lucro, o volume de vendas e impactando todo o planejamento do negócio, podendo até mesmo levar à falência.

Continue nesse artigo para entender mais e aplicar na sua organização.

Como otimizar a operação?

Para começar a fazer a gestão de custos, é importante organizar o fluxo de trabalho para criar e estabelecer uma metodologia que gere resultados, e para isso é preciso conhecer não só os gastos de todas as atividades realizadas por seus colaboradores, como também os projetos, insumos, estoques e muitos outros itens.

No Brasil, segundo estudo do Sebrae, o índice de sobrevivência chegou, em 2014, a 76,6% das empresas com até dois anos de atividade. Ou seja, dos negócios criados em 2012, 23,4% deixaram de existir no período.

Com esses dados que vêm aumentando cada dia mais, é possível entender que a falta de gestão e planejamento são os principais fatores dessa ineficiência, chegando a atingir mais de 60% das empresas.

Mas você deve estar se perguntando, vale a pena mesmo fazer a gestão de custos no negócio? Continue acompanhando comigo.

Afinal, por que fazer a gestão de custos?

A gestão de custos pode parecer complexa, mas é preciso ter em mente e colocar em ação uma administração de forma estratégica de todos os gastos que devem ser realizados conforme as necessidades da sua empresa.

Segundo este artigo da Forbes, três são os principais pontos da importância da gestão de custos:

Eficiência de processos

Com a gestão de custos, é possível mensurar toda a capacidade do negócio de atender a uma demanda futura, como também reduzir os custos operacionais, melhorar e alocar o tempo da equipe de maneira efetiva.

Medir e avaliar o progresso

Nesse ponto, é possível medir o progresso comparando com o previsto, para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não, além de explorar oportunidades e identificar tendências.

Tendências futuras

Monitorando os dados, é possível estimar custos operacionais, receitas e realizar projeções de crescimento na empresa a partir de análises e acompanhamentos de forma objetiva.

7 dicas para uma gestão de custos inteligente

Para fazer a gestão de custos com eficiência, é preciso seguir alguns passos. 

Confira quais são eles:

1. Planejamento

Primeiro de tudo é necessário realizar um planejamento estratégico, analisando cada etapa da empresa e suas atividades, com total clareza de toda a cadeia de recursos que serão utilizados.

São os salários, uso de equipamentos, alimentação, transporte e outros.

2. Gastos desnecessários

Um dos objetivos na gestão de custos é analisar se existe esforço e investimento demais em atividades de pouco valor e com isso aumentar a margem de lucro sendo condizente com as tarefas e gastos que são necessários para a operação.

Adotar uma cultura de contenção de gastos, valorizando entregas que ofereçam valor percebido ao público interno e externo, é fundamental para criar hábitos de consumo adequados à empresa.  

3. Análise de estoque

Muitas empresas não acompanham seus estoques e com isso, compram em excesso ou esgotam seus produtos ou insumos, resultando em perdas incalculáveis.

4. Objetivos e metas

Nenhum planejamento se mantém sem objetivos e metas, afinal, além de gerenciar entradas e saídas, é preciso ter melhorias constantes e uma direção a ser seguida.

A definição tanto dos objetivos, como das metas transformadas em ações, precisa ser construída e alinhada a uma gestão de custos eficiente.

5. Padronização de processos

Muitas empresas têm seus processos definidos, porém não alinhados ao propósito da empresa, e sendo bem sincera, o que mais tenho observado são empresas propagando a união e sinergia dos colaboradores, contudo, no dia a dia, cada departamento trabalha com o foco em si mesmo ou ainda cada colaborador também trabalha por si só.

E por isso existe a necessidade de padronizar processos, quando os departamentos estão dentro de um padrão, assim será possível identificar o “break even” operacional para que todos trabalhem com o mesmo foco e atinjam o resultados planejados.

6. Mensuração de resultados

Analisar e mensurar resultados é uma maneira eficiente de controlar os gastos, como uma porcentagem de vendas, para entender se elas caíram junto com os custos ou não.

Caso isso não aconteça, é fundamental investigar e entender os dados para rastrear e mapear o que impediu o atingimento das metas planejadas.

7. Tecnologia como aliada

Para a gestão de custos funcionar 100%, a tecnologia precisa ser aliada da sua empresa. Com ela é possível controlar e organizar os números de maneira menos complexa e evitar erros de digitação, por exemplo.

O sistema ERP pode ser uma opção, evitando esses erros, realizando o controle dos custos e sendo fator fundamental nos cálculos de precificação.

gestão de custos e dinheiro utilizado com eficiência na empresa

Gestão de custos com estratégia

As empresas que têm sucesso e se mantêm no mercado são aquelas que realizam a gestão de custos apoiadas em uma estratégia de negócio condizente com os caminhos que buscam alcançar nos próximos anos.

Elas direcionam o dinheiro conforme os objetivos e acompanham seus resultados, para redirecionar recursos, se preciso, encontrando possibilidades de canalizar seus investimentos.

Por isso, a gestão de custos não precisa ser algo “doloroso” na sua organização, ela precisa ser eficiente e objetiva para entender as deficiências, encontrar soluções e agilizar processos para assim, trazer benefícios reais para o negócio.

Para uma revisão e análise completa na gestão de custos da empresa, entre em contato para saber como posso ajudar.

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

Aprenda mais sobre este tópico

Publicações Relacionadas

Junte-se à conversa

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Tatiane

    Parabéns Roberta, belo trabalho! Grande abraço

    Responder
    • Roberta Azarias

      Obrigada Tatiane pelo feedback, fico muito feliz em contribuir com conhecimentos!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Newsletter

Junte-se à nossa lista

//
× Como posso te ajudar?