Que investir em um sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, em português) é interessante e benéfico para toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e de qualquer área, já é sabido. Porém, se você já deu esse importante passo e a lucratividade ainda não chegou, é preciso se atentar e rever todas as etapas do processo de implantação e de adição de dados para encontrar onde se está errando. Os tópicos apresentados neste post são:
- Seu sistema pode estar trazendo informações erradas
- O cadastramento errado de seus produtos
- Falta de estratégia na precificação
Como já abordado em texto anterior , o papel do ERP é tornar o dia a dia das empresas mais produtivos e eficientes, pois o mesmo automatiza processos, otimizando tempo e auxiliando na tomada de decisões mais assertivas para o negócio. Mas fique atento: tomadas de decisões assertivas só acontecem se tudo estiver correto e nos conformes.
Seu sistema pode estar trazendo informações erradas
Seu sistema ERP pode sim estar te entregando informações erradas e prejudicando a lucratividade de sua empresa, e isso pode acontecer não por você ter escolhido e implantado um sistema ruim, mas sim por terem erros durante o processo de adição de informações.
Ao cadastrar os produtos ou serviços de sua empresa, redobre a atenção e reveja uma, duas ou até mais vezes se está tudo correto antes de prosseguir para as etapas seguintes.
O cadastramento errado de seus produtos
É preciso ter muita atenção desde a primeira etapa do processo de cadastramento de informações e produtos. Caso alguma etapa do cadastramento de um produto, por exemplo, estiver sendo realizada de forma incorreta, ou que não condiz com a realidade da operação da companhia, fará com que o custo do seu produto fique distorcido, seja para mais ou para menos.
Então, a partir do momento em que um produto ou serviço é cadastrado no sistema de forma errada, todo o custeio também vai ser calculado errado.
Partindo da origem de uma informação equivocada, o ERP vai induzir cálculos errados e, no momento de uma precificação ou de uma tomada de decisão, você terá um número que não condiz com a realidade, e, com isso, será planejada uma margem inadequada. Fazendo um cálculo de precificação maior que o necessário, por exemplo, perde-se competitividade, fazendo com que o lucro desejado não seja alcançado. Já calculando um preço menor, pode até acontecer de se ter maior competitividade, porém, o lucro também não será real, podendo até levar uma empresa a falência.
Falta de estratégia na precificação
Seja qual for a área de atuação, ter estratégia é fundamental para que o seu negócio cresça e tenha sucesso, alcançando o lucro desejado todo fim de mês; e, sendo assim, é preciso ter estratégia, também, na hora de precificar os produtos.
Deixar a estratégia de lado na hora de realizar a precificação faz com que o seu produto ou serviço seja comercializado com um valor errado, trazendo problemas e custos para a empresa.
Para conseguir precificar e ter uma margem de lucro adequada, é preciso ter o custo do produto ou do serviço real. Ou seja, se você tem um produto que precisa de diversas matérias-primas, mão de obra e embalagem para, então, poder colocá-lo à disposição do cliente final para venda, é preciso que tudo isso seja colocado na ponta do lápis, ou, neste caso: no seu sistema ERP.
Todo o custeio do produto é formado desde o momento em que o mesmo é negociado com o fornecedor, sendo preciso levar em conta todos os gastos para trazer esse produto até a empresa para, então, colocá-lo à disposição para venda. Gastos com ferramentas, custos para deslocamento, embalagens e diversos outros devem estar englobados no preço do produto ou serviço final.
Números errados levam a informações erradas e tomadas de decisões erradas, afetando, consequentemente, a receita da empresa e a colocando em risco.
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