Diante de momentos de crise, não se desespere, aproveite o momento para rever assuntos importantes do negócio que passam despercebidos durante momentos de lucratividade.
Não deixe a peteca cair, está ocioso? Aproveite para rever seu preço de venda se está adequado ao mercado, sabemos que o preço de venda deve variar conforme a demanda, ou seja, quanto maior a demanda maior será o preço de venda para não faltar o produto ou serviço no mercado, e quanto menor a demanda menor o preço de venda para não aumentar o estoques dos produtos e serviços.
Ao revisar seu preço de venda em momentos de crise, é importante e está na escala de prioridades, a revisão dos custos necessários para formação do seu produto ou serviço, e o que seriam os custos de produto ou serviço?
Custo é tudo aquilo e/ou todos os esforços necessários para dar condições de colocar seu produto ou serviço à venda e disponibilizar para utilização do consumidor/cliente.
Vamos a alguns exemplos de custos, inicialmente vamos falar de custos de serviços, talvez não seja tão claro como o custo de produção.
Diferença entre custo de produtos e serviços
Mesmo em momentos de crise, você precisa sempre considerar que ao prestar um serviço é necessário avaliar custos como: gastos com ferramentas tecnológicas (ex. pacote office), custo de combustível para deslocamento, custo pago para associações e sindicatos, custo para aprimoramento profissional, custo até mesmo de vestimentas, pois como prestadores de serviços é necessário vender de imediato a nossa imagem, estes são exemplos de alguns dos principais custos de serviços.
Já os custos de produtos, para formação do preço de venda é necessário considerar o custo da matéria prima, da mão de obra direta para produção do produto, mão de obra indireta que são os profissionais de marketing, compras, comercial, financeiro, contabilidade, todos os profissionais que são necessários para o funcionamento da empresa mas não estão diretamente ligados à produção, custo de frete, energia e água são alguns exemplos de custo dos produtos vendidos.
Revise e avalie se todos esses exemplos que citei e demais custos e despesas que tenha na empresa estão sendo considerados quando na formação do preço de venda de cada produto ou serviço.
Análise prévia com planejamento
De forma básica, mesmo em momentos de crise, a melhor análise prévia seria somar todos os seus gastos e desembolsos financeiros realizados durante o mês na empresa e dividir pela quantidade de produtos ou serviços vendidos durante o mesmo mês.
Você deve fazer o mesmo cálculo com os valores recebidos referente a receita do mês, some a receita do mês e divida pela quantidade de produtos vendidos, o resultado desse último cálculo deve ser subtraído pelo resultado do primeiro cálculo.
Se o resultado for negativo, seu preço de venda precisa imediatamente ser revisado, mas se der positivo avalie a sua margem, divida o resultado pelo valor do custo por produto, normalmente devemos trabalhar com uma margem confortável que seria em torno de 30% para que a empresa tenha capital de giro, se a margem estiver abaixo desse percentual é importante também rever seu preço.
Este processo de análise deve ser revisado mensalmente para a sustentabilidade, continuidade e prevenção de perdas na empresa, estejamos ou não em momentos de crise.
Revisando seu preço de vendas e os custos, eles são essenciais para avaliar a lucratividade e mitigar possíveis riscos que podem levar à falência da empresa.
Análise, revisão e manutenção do preço de vendas e custos é uma das diversas medidas necessárias para que a empresa garanta a continuidade no mercado atuante. Quer saber mais como garantir a continuidade da sua empresa com ações básicas como essa? Entre em contato,
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