Planejando uma empresa lucrativa para 2023

por | 13/12/2022 | 0 Comentários

Com o fim do ano se aproximando, chegou a hora das empresas pararem para se organizar e planejar quais serão as novas metas e melhorias para 2023. Cada empresa possui uma especialidade e um propósito diferente, porém, é fato que todas elas buscam o lucro ao fim de cada mês e de cada ano.

Para que o ano de 2023 seja melhor que o ano atual é preciso planejar!
Alguns tópicos presentes neste artigo:

Quais indicadores observar

Para ter um planejamento adequado, é sempre importante olhar não só os indicadores financeiros (ex. resultados), mas, também, os indicadores contábeis (ex. análise de giro, prazos de pagamentos e prazos de recebimentos).

Tendo isso como base, é possível entender o que falhou, o que está para mais ou para menos que o planejado anteriormente, o que pode melhorar e como realizar um planejamento orçamentário assertivo.

Além disso, é importante, também, analisar os indicadores externos, ou seja, o que que vai acontecer em 2023, o que está relacionado a economia, mercado e a inflação.

Caso esses pontos não sejam mensurados, o planejamento não será atingido e isso causará apenas retrabalho, afinal, ausência de previsão tem como consequência ausência de perspectiva e de alcance de meta.

Observando os indicadores citados acima, você consegue comparar um ano ao outro e planejar melhor, focando não só em números, mas, também, em olhar para dentro da própria empresa, sabendo qual é o propósito da companhia, se ele continua o mesmo para 2023, se a ideia é reforçar marca ou aumentar faturamento ou lucro.

Quais dados são relevantes para analisar sempre na operação

Tenha na ponta do lápis todos os números relacionados a preços e custos do ano atual, já que, assim, será possível visualizar onde será necessário aplicar mudanças, melhorias ou manter da forma que está.

Se a empresa trabalha com estoque, por exemplo, é fundamental que seja feito o inventário físico para entender quanto há ali de estoque para iniciar o ano e planejar de forma correta quanto mais será preciso comprar, para evitar que haja excessos; perdas de estoque e aumento nos custos.

Sua empresa é única, então, não siga os indicadores da concorrência

Deixe a concorrência de lado nesse momento, afinal, cada empresa possui particularidades que precisam ser analisadas de forma única, por meio de balanços e reuniões com colaboradores e coordenadores de cada processo.

Esse fim de ano é o momento de parar, refletir, analisar, e, principalmente, ter alguém especializado ao lado para conseguir auxílio e ser o mais assertivo possível para que a empresa alcance o sucesso que deseja em 2023.

Precisa de ajuda para planejar uma empresa lucrativa? Conte comigo! Entre em contato para saber mais (https://robertaazarias.com.br/contato/)

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

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