Ponto de equilíbrio: a importância desse cálculo na sua empresa

por | 25/07/2022 | 0 Comentários

Recentemente falei sobre rentabilidade e como as empresas podem garantir sem que haja desperdício no negócio com uma gestão eficaz. E quero compartilhar uma consultoria que realizei em uma empresa de grande porte, que diante de tantas idas e vindas, não conseguia encontrar o ponto de equilíbrio do negócio.

A empresa criava novos produtos, mas não gerava lucro que trouxesse crescimento de forma sustentável, e foi nesse ponto que encontrei falhas, devido a ausência de conhecimento referente às diferenças entre o ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico, sendo que os cálculos também seguiam errados.

Mas para que possa compreender o que estou falando, continue nesse artigo para entender mais sobre o ponto de equilíbrio e a diferença entre contábil, financeiro e econômico.

O que é ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, é quando o lucro da empresa é zero, ou seja, seus produtos vendidos pagam todos os custos, como também as despesas variáveis e fixas, e não sobra nada para a empresa.

E a partir desse ponto, todas as novas vendas irão gerar lucro para o negócio, desde que estejam com margem de contribuição positiva.

Essa análise é muito importante, ou diria até vital, para que a viabilidade da empresa ou sua adequação no mercado em que atua, possa ser assertiva e de acordo com o planejamento estratégico e sua gestão.

No ponto de equilíbrio financeiro, a fórmula é a seguinte:

Ponto de equilíbrio financeiro = despesas e custos fixos – despesas não desembolsáveis/margem de contribuição

Depois disso, é necessário conferir como está a margem de contribuição em indicador percentual e assim entender qual o mínimo que precisa ser vendido, para que a empresa pague tudo que for preciso sem ficar com prejuízos.

Ponto de equilíbrio contábil

Esse é o mais comum e utilizado pelas empresas. Com ele, dividem-se os custos e as despesas fixas pela margem de contribuição, tendo, assim, o valor necessário para igualar os gastos e começar a ter o tão sonhado lucro.

Ponto de equilíbrio financeiro

Esse é muito semelhante ao anterior. A diferença é que ele exclui da conta depreciações e outras despesas que a empresa não precisa necessariamente desembolsar, mas que são contabilizadas em um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), por exemplo.

O que importa aqui são apenas os gastos realizados para tocar o negócio, como despesas administrativas e custos operacionais. É mais ou menos parecido com a ideia de EBITDA, que é o lucro das empresas antes de juros, amortizações, depreciações e impostos.

Ponto de equilíbrio econômico

Por fim, nós chegamos ao ponto de equilíbrio econômico. Nesse indicador, você precisa acrescentar o custo de oportunidade, que considera a margem de ganho que alguém poderia ter se tivesse investido em outro negócio ou em um fundo de investimento, por exemplo. Trata-se da escolha que alguém faz. Ao optar por um caminho, deixa outro de lado, que poderia ser mais lucrativo.

ponto de equilibrio

Ponto de equilíbrio e meta OMTM

A One Metric that Matters (OMTM) representa a meta na qual uma empresa deve focar para atingir seus resultados. No dia a dia de um negócio, por exemplo, dificilmente será possível aumentar as receitas e diminuir os custos, pois o aumento no faturamento exige alguns investimentos, como em marketing e no desenvolvimento de produtos.

Nesse caso, atingir o ponto de equilíbrio pode ser, em um primeiro momento, a OMTM da empresa, já que esse é o momento em que ela chega no zero a zero e evita prejuízos, podendo partir desse ponto para conseguir o lucro que tanto deseja. Por sinal, essa pode ser a meta seguinte a ser alcançada, pois, depois de focar em deixar as contas iguais, é hora de pensar em aumentar o lucro do negócio.

E quando analisamos o método OMTM, existem algumas vantagens que impactam no ponto de equilíbrio:

  • Elimina dúvidas e incertezas que podem estar barrando sua empresa de atingir os resultados desejados;
  • Elimina perda de tempo em ações que não trarão resultados;
  • Fornece uma resposta para aquilo que você considera como sendo a meta mais importante do seu negócio;
  • Garante que toda a empresa foque seus esforços rumo a um objetivo único.

E com isso, o ponto de equilíbrio e o OMTM estão ligados ao orçamento empresarial, em que os números são consolidados nos cálculos e projeções de receitas e gastos baseadas nas metas da empresa.

vendas e lucro no ponto de equilíbrio

Quanto vender para ser lucrativa?

O ponto de equilíbrio vai mostrar o quanto uma empresa precisa vender para ser lucrativa e com isso, é preciso compreender a capacidade produtiva do negócio e entender que para vender, investimentos são necessários, assim como análise de estrutura, mão de obra e outras necessidades individuais da organização

Deseja calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa? Envie uma mensagem para contato@robertaazarias.com.br que temos uma planilha gratuita para te enviar.

E fique ligado em nossas páginas nas redes sociais (@rarobertaazarias) e site (https://robertaazarias.com.br/blog/) para aproveitar ao máximo os nossos conteúdos e aplicar as melhores e mais eficientes técnicas na sua empresa como essas que trouxemos neste artigo.

Saiba mais sobre mim, Roberta Azarias:

Tenho mais de 15 anos de carreira, sendo 8 anos atuando como auditora contábil em multinacionais e Big Four. Desde 2018, atuo como consultora atendendo médias e grandes empresas dos mais diversos segmentos, principalmente as indústrias e varejo. Já como mentora, atendo pequenas empresas fornecendo técnicas eficazes através de treinamentos e consultorias pontuais.

Sou certificada Profissionalmente em Pricing do Brasil pela Associação Brasileira de Pricing e como Perita Contábil pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil, Pós-Graduada em MBA em Perícia Contábil pela Trevisan Escola de Negócios e Master of Business Administration – MBA, Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas.

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

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