Por que não percebemos quando a empresa não está sendo lucrativa?

por | 31/10/2022 | 0 Comentários

Ter lucro é o que toda e qualquer empresa busca durante todos os dias de trabalho, certo? Essa afirmação é real, porém, muitas vezes, o empreendedor tem uma falsa sensação de lucro e não percebe o quanto isso pode ser prejudicial para a empresa.

Para descobrir se a sua empresa está sendo lucrativa, é preciso considerar diversos fatores, sendo eles financeiros, comerciais e de mercado.

Afinal, por que não percebemos se há um lucro real?

O principal ponto de as empresas não perceberem que o lucro não vai ser atingido ao final do mês é focar apenas nas vendas e não ter uma visão geral e um planejamento correto.

Muitas vezes, o empreendedor pensa que para obter lucro é preciso aumentar a venda de um determinado produto, porém, no caso de o produto estar sendo comercializado com uma margem negativa, ele pode até piorar o resultado da empresa que ao final do mês pode resultar em prejuízo.

Não foque apenas nas vendas

Hoje em dia, muitas empresas focam apenas em vender e esquecem de implementar controles operacionais, deixando de lado também o Compliance da Cia, princípio base para garantir a geração de lucro para o negócio.

O excesso de controles manuais gera retrabalhos e erros operacionais que distorcem os números da empresa e são prejudiciais para o crescimento da Cia como um todo. Quanto a isso, é interessante que se tenha um ERP, um software que possibilite com que o empresário acompanhe processos e gerencie as informações de todas as áreas e setores da empresa de forma simples, rápida e integrada, em um só lugar.

Outro ponto importante é se atentar a parametrização do sistema, pois, se o mesmo estiver parametrizado errado, serão gerados dados errados para a companhia, números que não condizem com a operação real do negócio e de tudo o que foi realizado, comprado, produzido, vendido e muito mais.

Por fim, saiba como precificar corretamente e com estratégia

Muitas vezes, o empresário se apega apenas ao custo do produto adquirido e adiciona uma margem de, por exemplo, 100% ao valor da compra. Precificar vai muito além de um simples cálculo de margem e ou markup. O preço de um produto ou serviço quando calculado deve considerar muito além do custo médio de compra por produto, é preciso também adicionar o custo fixo da operação, mais todos os gastos necessários para manter a operação e colocar o produto ou serviço à venda.

Ademais, o planejamento é essencial para saber o quanto será necessário vender para não fechar o mês no vermelho, sendo assim, o fato de apenas olhar para as metas de faturamento pode gerar prejuízos para o negócio e até mesmo a falência da sua operação!

Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato (https://robertaazarias.com.br/contato/) que posso te ajudar!

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

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