Todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, desejam e trabalham constantemente para obter ganhos financeiros e aumentar seus resultados, buscando sempre economia e lucro.
A partir do momento em que as finanças de uma empresa não estão estruturadas é provável que problemas comecem a aparecer. Alguns tópicos que veremos neste post:
- Observando dados ocultos em seu financeiro
- Nem sempre dinheiro em caixa é lucro
- Como um apoio externo pode acelerar o seu time financeiro
Observando dados ocultos em seu financeiro
Muitas vezes, mesmo realizando um planejamento financeiro, os empreendedores podem se deparar com gastos que não foram previstos, e isso acontece por não terem sidos considerados os dados ocultos.
Dados ocultos são aqueles que, apesar de estarem presentes na empresa, não são possíveis de serem mensurados (em outras palavras: não fazem parte do sistema e ou ciclo operacional do negócio). Manutenções, trabalhos que precisam ser refeitos, erros, correções sistêmicas e mais formam esses custos ocultos que podem acontecer a qualquer momento durante o mês.
Apesar da mensuração desses dados ser complexa, já que não há como prever o custo exato, é importante que o departamento financeiro esteja ciente de que esses custos ocultos estão ali e podem acontecer, impactando diretamente o lucro do negócio, e interferindo, também, no alcance dos resultados planejados.
Nem sempre dinheiro em caixa é lucro
Todas as empresas trabalham pensando no resultado do extrato bancário que terá ao fim do mês, e isso é algo que, muitas vezes, o empresário foca demais e não tem a certeza de que a empresa está gerando lucro, afinal, nem sempre o dinheiro que há no caixa ao fim do mês é lucro para o negócio.
O valor que sobra no banco é o que foi movimentado durante o mês que é o caixa da empresa, porém, o que vai condizer com o resultado da operação é o que está traduzido na contabilidade. Então, o que foi gerado de despesas, custos e faturado no mês é o que vai realmente gerar os resultados para a companhia, sendo o resultado em caixa muitas vezes diferente do lucro ou do prejuízo refletido no balanço contábil.
Como um apoio externo pode acelerar o seu time financeiro
É comum acontecer de empresas contratarem departamentos e pessoas focadas em determinados objetivos, porém, não consolidarem as informações para os funcionários, não oferecendo uma visão de todo o real contexto empresarial. E é aqui que um consultor pode entrar para oferecer auxílio e proporcionar os melhores resultados para a entidade como um todo, consolidando todos os departamentos.
E uma consultora em custos tem como principal objetivo entender e apresentar a visão empresarial para todos os colaboradores da companhia, demonstrando como funciona todo o sistema operacional para gerar o lucro desejado no fim de cada mês.
Investindo em uma consultoria de custos, todos os departamentos terão a visão desde o processo da compra de um produto, da produção, da folha dos funcionários, das horas trabalhadas até o frete, marketing e muito mais. E imagina só o quão rentável é uma empresa inteira ter conhecimento de como funciona todo o sistema operacional do negócio para a geração do resultado planejado? Tais conhecimentos serão fonte dos esforços que cada colaborador aplicará em suas tarefas diárias sabendo dos impactos que suas atividades têm na geração do lucro para a entidade.
Além da contratação de um consultor, é fundamental que a empresa opte pela utilização de um ERP. Trata-se de uma ferramenta que possibilita com que o empresário acompanhe processos e gerencie as informações de todas as áreas e setores da empresa de forma simples e integrada, reunindo em um único software o que diversos programas oferecem separadamente. Adotar o uso do ERP em uma empresa beneficia não só o setor financeiro, mas, também, diversas outras áreas, que passam a ter o tempo otimizado e a rotina mais produtiva.
Com o ERP todas as operações e atividades fins da empresa serão automatizadas e consolidadas, auxiliando não só na tomada de decisões, mas, também, nas ações que cada colaborador terá. É importante ressaltar que toda a tradução dos números da empresa vem da origem de parâmetros e cadastros no ERP e , então, é preciso ter muita atenção na implantação do sistema e principalmente nos cadastros de produtos e operações tributárias, para que o software não traduza números errados e a tomadas de decisões sejam, consequentemente, erradas.
Que tal uma consultoria estratégica para o seu negócio? Entre em contato para um diagnóstico sem compromisso!
Acompanhe nossas páginas nas redes sociais (@rarobertaazarias) e site (https://robertaazarias.com.br/blog/) para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.
0 comentários