5 erros fatais que impedem o crescimento do seu negócio

5 erros fatais que impedem o crescimento do seu negócio

por | 26/10/2021 | 0 Comentários

Sabemos que administrar um negócio não é uma tarefa tão simples como parece, contudo, essa afirmação muitas vezes cria uma barreira em nossa visão administrativa, e cometemos erros fatais e simples que dificultam ainda mais nossa gestão, impactando diretamente no crescimento da empresa.

Vou te apresentar 5 erros fatais que estão impedindo o desenvolvimento e sucesso da sua empresa!

Mas antes, é importante você entender que as necessidades de administração empresarial exigem diversas técnicas para agregar principalmente eficiência nas atividades operacionais de forma lucrativa para o seu negócio, e para que você consiga atender à intensa competitividade e o atual cenário empresarial, há cada vez mais necessidade de técnicas capazes de impulsionar a produção, expandir a produtividade, reduzir os custos e agilizar os processos dentro da empresa.

Administrar seu negócio de forma assertiva lhe trará possibilidades de ser mais competitivo com seus produtos e serviços, adequando o melhor custo-benefício para torná-los mais atrativos ao público.

Erros fatais para o crescimento da empresa

Agora vamos entender quais são esses erros fatais para evitá-los e tornar a administração do seu negócio muito mais eficiente.

  1. Não realizar o planejamento estratégico da sua empresa

Planejar é estruturar o caminho entre o desejo e a ação.

Esse primeiro erro está relacionado ao deixar de planejar, é deixar de entender o valor de criar um plano para o futuro. Se não investir tempo formalizando seus desejos, dificilmente você irá compreender quais são as metas alcançáveis para o seu negócio.

O planejamento estratégico é a base fundamental para compreender as mudanças do ambiente externo e interno, pois auxilia a identificar problemas que podem surgir durante o caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.

Essa é uma ferramenta poderosa para que você direcione adequadamente os recursos da sua empresa, transformando discussões em ideias para a base da tomada de decisões, por isso, para execução do planejamento é necessário primeiramente entender o seu negócio, o propósito e os objetivos que você deseja como empresa, todas essas informações devem ser formalizadas em uma linha de tempo contínua e atualizadas sempre que necessárias.

  1. Não entender dos processos da sua empresa

Não entender o ambiente interno do seu negócio, é não saber para onde está seguindo, e o que isso quer dizer?

Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

…e este caminho pode ser um rumo sem volta.

Entender as atividades e ações necessárias para manter sua empresa em funcionamento é saber a relação entre elas e todas as ações que devem ser executadas em função do propósito da empresa.

E como identificar essas atividades? Relacione em um papel ou no Word cada ação ou atividade que você e todos os envolvidos na empresa precisam executar para colocar a empresa em funcionamento, e cada atividade identificada e relacionada deve ter um vínculo com a atividade final do negócio.

É importante que ao identificar cada atividade você avalie a forma como está sendo executada, pois será neste momento, que você poderá implantar as melhorias na execução dessas atividades, trazendo mais eficiência para a operação do seu negócio.

  1. Não controlar os gastos incorridos da sua empresa

Custos são todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto ou serviço.

E uma empresa que não tem controle de gastos pode incorrer em gastos excessivos e desnecessários que irão comprometer o fluxo de caixa, e em alguns casos podem até eliminar o capital de giro, prejudicando seriamente o funcionamento da empresa.

Para ter controle desses gastos é preciso listá-los, para que você apure o valor mensal ou identifique cada gasto vinculado ao produto ou serviço fornecido. Essa relação de gastos lhe dará a visão para um planejamento de vendas e para formação dos preços de cada produto e serviço.

E ao relacionar todos esses gastos, também é importante você avaliar se todos de fato são necessários para a atividade-fim do seu negócio, essa avaliação fará você entender onde é necessário realizar a redução de gastos e consequentemente essa redução trará mais resultados para a sua empresa.

  1. Definir preços olhando somente para a concorrência

O preço é, de maneira concreta, a quantidade de dinheiro que está sendo cobrado por um determinado bem ou serviço.

Se na sua empresa você define preços somente olhando para a sua concorrência, você pode levar seu negócio à falência, pois cada negócio é administrado por diferentes pessoas, e cada ambiente pode incorrer com diferentes gastos.

E mesmo sendo empresas do mesmo tamanho e segmento, praticar preços olhando somente para a concorrência pode te levar a prejuízos irreparáveis por não avaliar os gastos incorridos internamente e a margem adequada de cada produto ou serviço fornecido.

Feita a apuração de custos de cada produto ou serviço, você precisa identificar todos os gastos necessários para comercialização desses itens e estes gastos também devem ser somados ao custo apurado, e devem ser avaliados internamente e externamente com base na concorrência. Como também o percentual de ganho para cada produto ou serviço fornecido, e essa margem deve ser aplicada a cada item para identificar o preço a ser praticado.

  1. Focar apenas em metas de vendas

Focar somente nas vendas pode piorar os resultados do negócio e com isso seguir em um caminho sem volta, e sabe por que isso pode acontecer?

Se você focar em aumentar o faturamento de um produto que tenha margem negativa, isso afetará negativamente o seu resultado, por isso, primeiro entenda que a Margem de Lucro geralmente se refere à porcentagem da receita que resta após a dedução de todos os custos, depreciação, juros, impostos e outras despesas ligadas aos produtos. Sua função é medir a lucratividade da empresa.

Embora a margem de lucro seja muito útil para avaliar o quão rentável é uma empresa, assim como qualquer métrica financeira, ela possui suas limitações.

Sem acompanhar os ganhos e despesas da empresa com o trabalho de análise de um especialista, focar somente nas vendas pode piorar os resultados do negócio.

Quais erros fatais já cometeu no seu negócio?

E então, me conta: quais desses erros fatais você já cometeu na sua empresa? 

Deixe um comentário contando e aproveite para colocar essas soluções em prática, mas lembre-se que essas são ações básicas para serem aplicadas em todo e qualquer negócio, porém, não são técnicas milagrosas, elas devem ser aprimoradas e complementadas com várias análises pertinentes não só ao seu segmento, mas a outras técnicas financeiras para alcançar os objetivos definidos para o seu negócio. E se precisar de ajuda, entre em contato para conhecer como funcionam meus treinamentos e consultoria sobre os temas.

Sobre a autora

Roberta Azarias

Com mais de 15 anos de carreira, Roberta Azarias é especialista em controles internos, gestão de custos, pricing e perita contábil certificada pelo Cadastro Nacional de Perito Contábil.

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