O que você tem gerado para o mercado através da sua empresa: valor ou você é só mais um no meio da concorrência? E como consumidor o que tem sido decisivo na sua compra: avaliar preço e qualidade ou transformação?
Preço é o que você paga. Valor é o que você ganha.
Agora me conta por qual motivo você só olha para a concorrência ao precificar seu produto ou serviço?
Você sabia que há dois caminhos para precificar seu produto? Calma, que vou te explicar mais sobre isso.
Como precificar corretamente?
Para precificar os dois caminhos são:
- Olhar somente para a concorrência e copiar ou tomar como base a tabela de preços do seu concorrente;
- Basear-se em uma gestão estratégica para o seu negócio.
E afinal, qual é a opção mais utilizada pelas empresas? A opção 1 é a mais usada e a mais eficaz, pois a maioria dos negócios entendem que ela dá menos trabalho para o empresário.
Tudo porque a Gestão Estratégica demanda tempo e principalmente dedicação e um negócio precisa agir rápido, por isso precificar dando “Ctrl V e Ctrl C” irá fazer com que o negócio fature mais e mais rápido!
Mas preciso te dizer que essa é uma amarga ilusão. O risco está exatamente em não saber o que faz com o negócio, e o ato de precificar acaba se tornando um fardo e impacta nos lucros finais da empresa.
Infelizmente é isso que muitas vezes observo e escuto de empreendedores, triste realidade, mas que você pode e vai mudar agora na sua empresa!
Vamos refletir antes de continuar: você acha que o que está dando certo para o seu concorrente dará certo para a sua empresa também?
Olhe para o seu negócio
As empresas dependem de pessoas e esse fato é o principal ponto para que você entenda que mesmo empresas sendo do mesmo segmento e tamanho, as diferenças podem ser inúmeras quando olhamos e entendemos processos, controles, gastos incorridos, investimentos pretendidos e propósitos definidos.
Por isso, pare de achar, de uma vez por todas, que se a grama do vizinho é linda e verde, a sua será também aplicando as mesmas técnicas. Pare de idealizar que algo que está dando certo para alguém ou empresa também surtirá o mesmo efeito para você ou para o seu negócio.
A incrível arte de precificar vai muito além de definir valores, é preciso também gerar valor e experiências para os seus consumidores para que você fortaleça produtos ou serviços como marca.
E como fazer isso em meio a tamanha concorrência?
Dicas de como precificar com assertividade
Separei algumas dicas para você precificar com assertividade no seu negócio, considerando toda a empresa, como também valor e experiências para seu consumidor.
Confira o que fazer:
- Avalie sim o seu concorrente, porém anote os pontos positivos e aprimore com a sua expertise e personalidade;
- Identifique o seu diferencial como ser humano e aplique isso na sua empresa;
- Insira no seu produto ou serviço a sua personalidade, ou seja, introduza uma experiência marcante, seja através de um perfume, cores e letras diferenciadas traduzidas em embalagens, planilhas ou relatórios. Como também escrever um simples bilhete que acompanhe seu produto, e esse vai ser o pulo do gato: a sua personalidade traduzida em experiências aos consumidores.
Por que falar de personalidade na precificação de produtos?
A personalidade está relacionada em olhar sua empresa e considerar o público, quem é que realmente irá comprar os produtos do seu negócio.
Por isso, você precisa considerar:
- Valor é o preço que você paga por um produto que você julga ser essencial.
- Preço é a unidade monetária para algo essencial ao qual não damos valor.
Quando decidi sair do CPF e me tornar CNPJ, não foi para ser mais uma em meio a concorrência. Criei minha empresa com o propósito de fazer a diferença na vida das pessoas e empresas e para isso foi preciso criar o meu diferencial traduzindo um ponto forte da minha personalidade na prestação dos meus serviços, e sabe qual foi esse toque de personalidade que eu trouxe para a minha empresa?
Hoje te deixo na expectativa para descobrir, te conto em um próximo artigo ou você pode identificar ao contratar as minhas soluções!
Ei, mas não desista da leitura, venha conhecer as técnicas para criar valor ao seu negócio.
Importância da gestão estratégica
Com uma gestão estratégica é possível alcançar um diferencial, uma vez que você entenda as atividades da sua empresa, aplique avaliações e feedbacks contínuos na sua equipe para entendimento da eficiência operacional, análise e controle dos gastos do negócio.
Como também, identificar os pontos fortes do seu concorrente, definir o seu propósito, identificar seu marco de personalidade na vida das pessoas e definir as metas empresariais. Acha muita coisa?
Eu sei, mas faça tudo isso com calma e dedicação, porque ao consolidar todas essas informações, você irá precificar seus produtos e serviços com base nas metas e propósito definidos criando valor para a sua empresa.
Muito mais importante que definir valor é gerar valor, ao gerar valor é consequência o aumento de preço, pois a alta demanda fará com que isso ocorra automaticamente.
E você já reparou que ao receber um produto que vem com um perfume diferente, você torna a comprá-lo muitas vezes, não porque você precisa de mais um produto, mas porque você deseja sentir aquela fragrância novamente.
E quando entramos em um café ou até mesmo supermercado e escutamos uma música ambiente bacana, é incrível a vontade de retornar ao local para ter aquela sensação boa de estar em um ambiente tranquilo e agradável.
Criar valor no que fornecemos vai além de apurar custos e calcular preços, você precisa avaliar seu ambiente, seu propósito, seu diferencial, seus valores, para não ser mais um na concorrência.
3 técnicas para gestão estratégia assertiva
Como consultora eu decidi trabalhar com 3 técnicas essenciais que fazem parte de uma gestão estratégica assertiva nos negócios:
- Controles internos: para entendimento e aprimoramento das atividades operacionais;
- Apuração de custo: para cálculo dos custos e geração de resultados através da eficiência operacional;
- Precificação: para análise interna dos valores e diferenciais da empresa para definição da melhor ou melhores tabelas de preços.
O meu e-book gratuito contém cada uma dessas técnicas de forma clara e objetiva para que você aplique agora na sua empresa e aprimore a gestão estratégica.
Ser só mais um na concorrência é simples e rápido, mas criar a sua marca com a sua personalidade traduzida em diferenciais exige tempo, dedicação, estudo, aperfeiçoamento e foco.
Gerar valor dá trabalho, mas é gratificante não ser só mais um em meio a concorrência. E você, tem gerado valor ou é só mais um no meio da concorrência? Para baixar o e-book, clique aqui.
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